AEROPORTO DE CAROLINA VOLTA A RECEBER VOOS COMERCIAIS APOS 39 ANOS


Aeródromo foi fechado pela Anac após ter sido constatada irregularidades.

Serão três voos por semana, na segunda, quarta e na sexta-feira

O Aeroporto de Carolina, no sul do Maranhão, voltou a operar voos comerciais após 39 anos de inatividade. Agora serão três voos por semana, na segunda, quarta e na sexta-feira que serão feitos por uma empresa aérea regional com linha Carolina-Goiânia com escalas em Araguaína e Palmas no Tocantins, além de Brasília. Uma rota que vai beneficiar, principalmente, o turismo.

A pista do aeroporto conta com cerca de 1.800m que foi totalmente periciada por técnicos da empresa Sete Linhas Aéreas, representantes da Infraero e da engenharia do município. As áreas de embarque e desembarque e a estação de passageiros passaram por reforma, contam com rampas de acesso, muro e cerca de contenção.

Para voltar a funcionar, oficialmente, o aeroporto precisou passar por diversas intervenções e readequações previstas pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e Infraero. Os operadores do turismo no polo da Chapada das Mesas esperam um aumento no número de visitantes com os voos comerciais agora em funcionamento na cidade de Carolina.

“O turista passa a vir diretamente para o destino que ele almeja. Então é muito mais fácil, além do que atende toda a região. Não podemos falar das grandes empresas, grandes investimentos, dos grandes negócios que temos na região se esse aeroporto não figura nesse contexto” destacou Cecília Salata, coordenadora do projeto Chapadas das Mesas do Sebrae.

O aeroporto está localizado em uma região do Estado com economia em crescimento, com destaque para o setor do agronegócio em Balsas e os atrativos turísticos em torno do Parque Nacional da Chapada das Mesas.

“Com essa divulgação, com essa chegada desse voo, você pode ter certeza de que outros virão. Carolina, hoje, é um destino conhecido internacionalmente”, disse o secretário de turismo de Carolina, Antônio Lucena.

São mais de 90 cachoeiras, 20 rios perenes uma paisagem de serras e montanhas que encantam os turistas. A Chapada das Mesas se tornou um parque em 2005, e é uma das mais novas reservas do país. Em seus 160 mil hectares de Cerrado, há florestas de buritizais, cânions, cavernas e cachoeiras, como as de São Romão e da Prata, além de Itapecuru.


http://g1.globo.com/ma/maranhao/noticia/2015/06/aeroporto-de-carolina-volta-receber-voos-comerciais-apos-39-anos.html