MUSEU CASA HISTÓRICA DE ALCÂNTARA


O Museu Histórico de Alcântara está instalado em um sobrado colonial, exemplar típico dos casarões 
maranhenses do século XIX.

Organizado pela Secretaria de Estado da Cultura do Maranhão em 1977, com o apoio da EMBRATUR, da MARATUR e da Prefeitura deste município, o Museu Histórico de Alcântara testemunha um período de opulência e riqueza baseado nas monoculturas do arroz e algodão alimentados pelo sistema escravagista. O prédio do Museu Histórico encanta aos visitantes por sua fachada revestida de azulejos coloridos e portais emoldurados de pedras de lioz. A planta em forma de L dá lugar a longos corredores avarandados abrindo para um pátio interno,onde se encontra um belo poço com bordas trabalhadas em pedra e alvenaria. Com inúmeros detalhes arquitetônicos interessantes, o prédio do Museu Histórico de Alcântara destaca-se por seus longos beirais, janelas em guilhotina,forro em espinha de peixe no segundo pavimento,balcões com base de pedra e gradil em ferro trabalhado,além de outros detalhes que garantem condições de ventilação e conferem beleza ao conjunto arquitetônico.

Acervo

Embora relativamente modesto, o acervo do Museu Histórico foi constituído com peças procedentes do Museu Histórico e Artístico do Maranhão,Prefeitura Municipal de Alcântara, da Prelazia de Pinheiro, de irmandades da cidade e doações de famílias alcantarenses. O circuito de exposições reproduz um ambiente típico de uma residência maranhense do século XIX. No conjunto do acervo destacam-se peças de mobiliários,louças,objetos de adornos,ourivesaria e artes sacras.

No acervo de arte sacra encontram-se exemplares de belos santos maranhenses dos séculos XVII e XIX, em tamanho médio ou natural e uma interessante coleção de cabeças de imagens de roca esculpidas em madeira. Encontra-se ainda,vitrines com jóias valiosas em ouro,prata e pedrarias,advindas do tesouro de irmandades religiosas como as de São Benedito,de Nossa Senhora do Carmo, de Nossa Senhora do Livramento entre outras. Este acervo é enriquecido ainda por pinturas antigas sobre metal e madeira e uma coleção de imagens e objetos da Igreja do Carmo.

Praça do Pelourinho s/n.
Alcântara, Maranhão.
E-mail: mham@ma.gov.br

Forma e Horário de Funcionamento

Aberto a visitação pública, não há necessidade de agendamento prévio, exceto para
instituições escolares e grupos especiais.
Funcionamento: de terça a domingo das 9:00 às 14:00.

.