SAO JOAO DO MARANHAO

Nos arraiais de São Luís é possível ter uma mostra da riqueza e da diversidade do folclore. Um verdadeiro passeio pelos ritmos da cultura popular maranhense que atraem gente de todas as idades. 

As danças se mostram de várias formas. A mais popular do nordeste é a quadrilha, que resiste entre tantos ritmos maranhenses. A brincadeira que representa uma grande história de amor, se mantêm viva pela paixão de quem dança. "O resultado desse amor é uma grande festa, é a união de várias famílias, é São João, é festejar, é viver esse folclore e essa diversidade maravilhosa que tem no Maranhão", disse Denilton Neves, da quadrilha Formosinha do Sertão.

Mas na cultura popular do Maranhão um personagem ganha o gosto do público: o boi é o dono da festa. Mas não é só ele. Há ainda as indumentárias dos grupos, que chama a atenção. Como não é só de visual que se faz uma brincadeira, os grupos apresentam ritmos variados, o que faz do São João do Maranhão uma festa única.


Cada ritmo, chamado de sotaque, é carregado de tradição. São batidas e coreografias que resistem por causa de brincantes apaixonados.

Quando o bumba meu boi entra em cena, os fãs desse o teatro popular ganham um espetáculo que resiste ao tempo e continua atraindo sempre novos admiradores. E quem chega de outro estado é rapidinho seduzido pelo São João do Maranhão.

Uma tradição feita com disciplina, para tudo sair certinho os ensaios começaram cedo. Brincantes que se dedicam o ano inteiro para viver momentos de recompensa toda fez que sobem ao palco e recebem o carinho da platéia.